Professor Roberto Leher fará a conferência da Aula Magna da Uesc

Roberto Leher
Divulgação

“Proposições para forjar a universidade brasileira no contexto da luta pela democracia” é tema da Aula Magna que marca a abertura do semestre letivo 2022.1 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A conferência será às 9 horas do dia 14 de março no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade.

O evento será transmitido pelo canal Youtube da Universidade e contará com a palestra do sociólogo da Educação e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (período julho de 2015 a julho de 2019), Roberto Leher.

Roberto Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação e atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - Colemarx. Pesquisador do CNPq e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes.

Com a Aula Magna temos o início do período letivo 2022.1 dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Uesc, conforme estabelece o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe). A solenidade será aberta pelo reitor da Uesc Professor/Dr. Alessandro Fernandes, contando com as presenças do vice-reitor Maurício Moreau; da pró-reitora de Graduação, Professora/Dr.ª Rosenaide Ramos; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Schiavetti; do pró-reitor de Extensão, Neurivaldo José de Guzzi Filho; do Pró-Reitor de Administração e Finanças, Paulo César Cardeal Craveiro e do chefe da Pró-Reitoria Jurídica, José Messias Batista Dias.

A Uesc publicou uma Instrução Normativa estabelecendo orientações e procedimentos visando garantir o retorno seguro das atividades de ensino e técnico-administrativas. As medidas abrangem todos os servidores (técnicos e docentes), estagiários, beneficiários do Programa Primeiro Emprego e colaboradores terceirizados, desde que não façam parte do grupo de risco, conforme indicado pelo Decreto Estadual nº 19.528, de 16 de março de 2020, alterado pelo Decreto Estadual nº 19.985, de 11 de setembro de 2020. 

O documento trata, entre outros assuntos, do funcionamento dos espaços coletivos como a Biblioteca, Auditórios, Hospital Veterinário e Restaurante Universitário que deverá ocorrer de acordo com normas específicas, compatíveis com suas complexidades e níveis de classificação de risco de transmissão, publicadas em Protocolos de Biossegurança próprios.

O período de suspensão das atividades presenciais não foi impedimento para que os servidores docentes e técnico-administrativos continuassem atuando nas mais diversas atividades acadêmicas e administrativas. Em 2020 e 2021, por exemplo, foram realizadas várias solenidades de colação de grau para estudantes que concluíram a graduação. 

Em 2021, a Universidade também recebeu os novos ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Vários docentes e técnicos, além das atribuições regulares, também se envolveram em atividades que beneficiaram diretamente o combate à pandemia, como pesquisas sobre a Covid-19 e diversas ações visando o bem estar da sociedade em geral e, através das representações dos Docentes e Técnicos-administrativos, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, realizaram campanhas de arrecadação de alimentos.